terça-feira, 8 de setembro de 2009

Têm sexos os Espíritos?
“Não como o entendeis, pois que os sexos dependem da organização. Há entre eles
amor e simpatia, mas baseados na concordância dos sentimentos.”
Em nossa existência, pode o Espírito que animou o corpo de um homem
animar o de uma mulher e vice-versa?

“Decerto; são os mesmos os Espíritos que animam os homens e as mulheres.”
Quando errante, que prefere o Espírito; encarnar no corpo de um homem, ou
no de uma mulher?

“Isso pouco lhe importa. O que o guia na escolha são as provas por que haja de
passar.”
Allan Kardec-Os Espíritos encarnam como homens ou como mulheres, porque não têm sexo.
Visto que lhes cumpre progredir em tudo, cada sexo, como cada posição social, lhes
proporciona provações e deveres especiais e, com isso, ensejo de ganharem experiência.
Aquele que só como homem encarnasse só saberia o que sabem os homens.
Transmitem os pais aos filhos uma parcela de suas almas, ou se limitam a lhes
dar a vida animal a que, mais tarde, outra alma vem adicionar a vida moral?

“Dão-lhes apenas a vida animal, pois que a alma é indivisível. Um pai obtuso pode
ter filhos inteligentes e vice-versa.”
Uma vez que temos tido muitas existências, a nossa parentela vai além da que
a existência atual nos criou?
“Não pode ser de outra maneira. A sucessão das existências corporais estabelece
entre os Espíritos ligações que remontam às vossas existências anteriores. Daí, muitas
vezes, a simpatia que vem a existir entre vós e certos Espíritos que vos parecem estranhos.”
A algumas pessoas a doutrina da reencarnação se afigura destruidora dos
laços de família, com o fazê-los anteriores à existência atual?

“Ela os distende; não os destrói. Fundando-se o parentesco em afeições anteriores,
menos precários são os laços existentes entre os membros de uma mesma família. Essa
doutrina amplia os deveres da fraternidade, porquanto, no vosso vizinho, ou no vosso servo,
pode achar-se um Espírito a quem tenhais estado presos pelos laços da consangüinidade.”
Freqüentemente, os pais transmitem aos filhos a parecença física.
Transmitirão também alguma parecença moral?

“Não, que diferentes são as almas ou Espíritos de uns e outros. O corpo deriva do
corpo, mas o Espírito não procede do Espírito. Entre os descendentes das raças apenas há
consangüinidade.”
Donde se originam as parecenças morais que costuma haver entre pais e
filhos?

“É que uns e outros são Espíritos simpáticos, que reciprocamente se atraíram pela
analogia dos pendores.”
Nenhuma influência exercem os Espíritos dos pais sobre o filho depois do
nascimento deste?
“Ao contrário: bem grande influência exercem. Conforme já dissemos, os Espíritos
têm que contribuir para o progresso uns dos outros. Pois bem, os Espíritos dos pais têm por
missão desenvolver os de seus filhos pela educação. Constitui-lhes isso uma tarefa. Tornarse-
ão culpados, se vierem a falir no seu desempenho.”
Por que é que de pais bons e virtuosos nascem filhos de natureza perversa?
Por outra: por que é que as boas qualidades dos pais nem sempre atraem, por simpatia,
um bom Espírito para lhes animar o filho?

“Não é raro que um mau Espírito peça lhe sejam dados bons pais, na esperança de
que seus conselhos o encaminhem por melhor senda e muitas vezes Deus lhe concede o que
deseja.”
Pelos seus pensamentos e preces podem, os pais atrair para o corpo, em
formação, do filho um bom Espírito, de preferência a um inferior?

“Não, mas podem melhorar o Espírito do filho que lhes nasceu e está confiado. Esse
o dever deles. Os maus filhos são uma provação para os pais.”

Em suas novas existências conservará o Espírito traços do caráter moral de
suas existências anteriores?

“Isso pode dar-se. Mas, melhorando-se, ele muda. Pode também acontecer que sua
posição social venha a ser outra. Se de senhor passa a escravo, inteiramente diversos serão
os seus gostos e dificilmente o reconheceríeis. Sendo o Espírito sempre o mesmo nas
diversas encarnações, podem existir certas analogias entre as suas manifestações, se bem
que modificadas pelos hábitos da posição que ocupe, até que um aperfeiçoamento notável
lhe haja mudado completamente o caráter, porquanto, de orgulhoso e mau, pode tornar-se
humilde e bondoso, se se arrependeu.”
E do caráter físico de suas existências pretéritas conserva o Espírito traços
nas suas existências posteriores?

“O novo corpo que ele toma nenhuma relação tem com o que foi anteriormente
destruído. Entretanto, o Espírito se reflete no corpo. Sem dúvida que este é unicamente
matéria, porém, nada obstante, se modela pelas capacidades do Espírito, que lhe imprime
certo cunho, sobretudo ao rosto, pelo que é verdadeiro dizer-se que os olhos são o espelho
da alma, isto é, que o semblante do indivíduo lhe reflete de modo particular a alma. Assim é
que uma pessoa excessivamente feia, quando nela habita um Espírito bom, criterioso,
humanitário, tem qualquer coisa que agrada, ao passo que há rostos belíssimos que
nenhuma impressão te causam, que até chegam a inspirar-te repulsão. Poderias supor que
somente corpos bem moldados servem de envoltório aos mais perfeitos Espíritos, quando o
certo é que todos os dias deparas com homens de bem, sob um exterior disforme. Sem que
haja pronunciada parecença, a semelhança dos gostos e das inclinações pode, portanto, dar lugar ao que se chama “um ar de família.”

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